Quando o assunto "Inclusão Digital" é abordado, muitas vezes nos leva a pensar que é uma inclusão somente para jovens com poucos recursos financeiros, que não tem acesso a internet e a informação. Porém, esse assunto é muito mais abrangente, pois a inclusão digital não se prende somente a jovens, ela também é abordada para pessoas especiais e até mesmo para pessoas da terceira idade.A inclusão digital é basicamente uma forma de minimizar as diferenças sociais para aqueles que não tem acesso as tecnologias e democratizar a informação. O objetivo dessa inclusão é promover a inclusão social pela via da inclusão digital, que seria o acesso aos meios de informação na era digital.
Há um grande debate em torno desse assunto, pois para muitos a inclusão digital não é vista como algo positivo.
Algumas pessoas acreditam que, antes de se preocuparem com a inclusão, deveriam se preocupar com a questão da educação (Como é possivel incluir digitalmente uma pessoa que não sabe ler e escrever?). Seria muita ingenuidade acreditar que somente o acesso as novas tecnologias de informação resolveria o problema de inclusão. Essas pessoas defendem a tese de que os beneficiados pela inclusão digital tenham um maior conhecimento da internet, pois a internet é uma faca de dois gumes, tem seu lado bom e seu lado ruim, então é preciso as pessoas terem o conhecimento da "NETIQUETA", que seria a maneira certa de usar a internet, pois no caso de não terem esse conhecimento, acabam por prejudicar os navegantes, seja por spams, virus e etc...
Os pontos positivos seriam o de minimizar as diferenças sociais e a democratização da informação, ou seja, dar a todos os indiviuos um maior conhecimento e acesso ao mundo, expandir os meios de interagir com a sociedade.
- E você, é a favor ou contra a inclusão digital?
