sexta-feira, 5 de março de 2010

A Sociedade da Informação.


Sociedade da informação, do conhecimento, pós-industrial, Nova Economia, Aldeia global, Era tecnotrônica, são termos que nos permitem fazer referências a fenômenos atuais ou futuros, mas que servem de atalhos para entrarmos em um mundo tecnológico bem mais abrangente e intenso, que por trás dele existe uma sociedade específica que com a sua cultura e economia fazem uma tecnologia apropriada a seus
interesses.

Em 1973, no livro “O Advento da Sociedade Pós - industrial” do sociólogo estadunidense Daniel Bell foi introduzido a idéia da “sociedade da informação”. Nessa sociedade os principais motivos de mantê-la intacta seriam o conhecimento teórico e o convertimento dos serviços na estrutura central da sociedade e da economia, a qual seria o conhecimento. A partir do desenvolvimento da sociedade da informação e da Internet, a sociedade foi debatida e aceita em várias reuniões mundiais. Como construção política e ideológica a sociedade da informação se desenvolveu através da Globalização, cujo principal objetivo era expandir a idéia de mercado liberal aberto. Na realidade, a formação dessa sociedade foi o processo de reestruturação capitalista.


No entanto, a Sociedade da Informação tomou um rumo diferente do que esperava o Daniel Bell. Diferentemente do que ele pensou em seu livro, as ideologias são válidas nessa sociedade, pois é a partir da criação das idéias compartilhadas através da Infovia (web – internet) que a Globalização é expandida e conseqüentemente a sociedade é desenvolvida.
Então, a Sociedade da Informação se tornou a principal forma da Globalização se expandir, cujos “benefícios” nem são tão favoráveis assim, porque nem todas as pessoas têm alcance a essas vantagens da Globalização expandida. Se ao menos o abismo tecnológico e econômico fosse diminuído...

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante você colocar a questão do "abismo tecnológico": "Se ao menos o abismo tecnológico e econômico fosse diminuído..."
    Realmente, quando ouvimos falar sobre "sociedade da informação", logo vem à mente tecnologia, economia, mas nos esquecemos que ainda existe grandes abismos de desenvolvimento (ou até mesmo acesso) de tecnologias entre os países desenvolvidos e os emergentes. Só gostaria saber o que está sendo feito (ou o que pode ser feito) para que esse abismo seja diminuído.

    ResponderExcluir
  3. Interessantes os pontos colocados por você Liria. Só um comentário aqui, nem tão relevante assim, é que a Globalização não foi um processo de reestruturação capitalista mas sim um processo de expansão decorrente do mesmo. Ou seja, o capitalismo tem necessidade de acúmulo de capital, o empresário por sua vez investe em expansão mercadológica, consequentemente, temos o fenômeno denominado de Globalização.
    Não tenho absolutamente nada contra a Globalização como fenômeno, porém, concordo que o "abismo tecnológico" citado por você deve ser diminuído. E como se faz isso? Diminuindo o outro "abismo" citado por você, o econômico. Quem deve trabalhar nisso? Na minha opinião, os governos, interferindo no mercado através de estatais. Isto seria o fim do capitalismo? Não, seria sua tão falada reestruturação.

    Aloha

    ResponderExcluir
  4. o planisféio feito em fotoshop ficou ótimo e, valeu a informação, não sabia que o termo: sociedade da informação era tão... 1970.

    ResponderExcluir
  5. Esse abismo tecnológico deve ser reduzido com o tempo, mas nada garante que a próxima grande tecnologia não vá criar um outro grande abismo, ou talvez esse futuro tenha aprendido que a evolução se com um todo e que devemos incluir todos para o prgresso.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Essa questão de não ser tão acessível para alguns é muito importante.
    Vai sempre pro lado da desigualdade... talvez hoje seja classificada as classes de acordo com o acesso...baixa, média e alta (pouco, médio e grande acesso).
    Vlw

    ResponderExcluir
  8. Concordo com algumas citações, principalmente sobre a expansão da globalização dentro da sociedade da informação, que supervaloriza produtos e consumo.

    Katryne

    ResponderExcluir
  9. Artigo interessante. Em relação ao artigos e outros posts, o "abismo tecnológico" citado é uma característica inerente ao capitalismo tanto quanto o "abismo econômico" entre indivíduos e/ou nações. Pois esta é a base do capitalismo, sempre haverá um grupo (menor que o todo) com posse dominante. Você acha que o abismo tecnológico poderia acabar sem alterar nossa base econômica mundial?

    ResponderExcluir
  10. É legal o ponto em que comenta que a sociedade é desenvolvida pela globalização, e a própria globalização é desenvolvida pela socidade da informação.

    ResponderExcluir