sexta-feira, 16 de abril de 2010

Difusionismo


A teoria do Difusionismo defende que o desenvolvimento de culturas e tecnologias foi criada em uma determinada área e aos poucos foi se espalhando por outras áreas.
Dentro da teoria do Difusionismo há também outras 3 teorias, sendo elas;

- Difusionismo Heliocêntrico: teoria de que todas as culturas são originadas de uma cultura. (Onde alguns historiadores defendem que a cultura mundial tem origem no Egito Antigo.)

- Difusionismo de círculos culturais: teoria de que todas as culturas originou-se de um pequeno numero de culturas.

- Difusionismo evolucionista: teoria de que as sociedades são influenciadas por outras e que todos os seres humanos compartiham traços psicologicos que lhes fazem ter a mesma probabilidade de inovar, resultando no desenvolvimento de inovações semelhantes em isolamento.

14 comentários:

  1. Queria saber por que o Egito como origem da cultura mundial se existiam outras civilizações na mesma época (+-3000 a.C.)?

    ResponderExcluir
  2. Embora eu tenha pesquisado um pouco sobre o difusionismo, não sabia que ele tinha essas pequenas ramificações. Bom saber. =)

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com o Difusionismo heliocêntrico. Existiam outros povos na época do egito que não tinham contato (por exemplo, os índios do brasil) e tinham sua própria cultura.

    mas, como se dá a aplicação desse Difusionismo na temática da Inclusão Digital?

    ResponderExcluir
  4. Gostei das subdivisões, o difusionismo heliocêntrico parece ser um conceito mais antigo, ao ponto que o difusionismo evolucionista é mais correspondente com a nossa realidade.
    Katryne

    ResponderExcluir
  5. poxa, muito legal essas teorias que vocês postaram. Assim ... eu não acredito muito na ideia de que todas as culturas tiveram origem e uma só, como foi citado ae o egito. acredito mas nessa ideia do DIFUSIONISMO EVOLUCIONISTA que diz que as Sociedades são influenciadas por outras, e que os seres humanos tem a mesma capacidade de inovar, pois como eu havia dito no Fórum ( Ciberpunk )as pessoas não constumam nos tempos de hoje criar muitas coisas. elas "Aprimoram" uma coisa ja feita, seja em uma visão diferente ou no modo de transmitir diferente. Nesse caso vocês falaram sobre o Difusionismo cultural que engloba bastante coisa, inclusive o meu exemplo lá citado que foi o das escolas literarias e da Música. Não da para compor e nem criar um "sistema" literario completamento inédito, acontece um processo de "aprimoramento" seja para há época atual, como para um bem estar social e a partir dai surgem novas formas de VER e USUFLUIR AQUILO.

    ResponderExcluir
  6. Achei muito legal o Difusionismo evolucionista. Na minha opinião, a mais correta teoria. Diferente das outras, esta pode explicar, por exemplo, a existência de tecnologias incríveis na America pré-europa, onde existiam templos com inscrições de dados astronômicos e cálculos que só depois o homem europeu viria a realizar. É interessante ver que haveriam outras formas de pensamento desenvolvidas na mesma época chegando a um mesmo fim.

    Daniel Martins

    ResponderExcluir
  7. O difusionismo vêm a ser então uma dissipação de ideias,de informações,influenciando outras culturas,ou não.

    ResponderExcluir
  8. Interessantíssimas as teorias, e devo concordar com a Katryne, sobre a teoria do Difusionismo Heliocêntrico que parece ser mais "antiquada" em relação ao que presenciamos nos dias atuais! Pra mim o que mais representa o que realmente sabemos sobre o Difusionismo nos dias atuais é a Teoria do Difusionismo Evolucionista!

    ResponderExcluir
  9. Interessante as divisoes! xD

    Como o guilherme falou, acontece uma evolução de uma coisa já feita.

    ResponderExcluir
  10. Tbm acho q esse difusionismo helioocentrico meio sem sentido, será q todos as culturas nasceram de um so local ? Todos os costumes vieram so de uma parte da terra??

    ResponderExcluir
  11. Ao meu ver, a idéia mais interessante seria a do Difusionismo Heliocêntrico, tomando como base que algumas culturas não são tão parecidas com a cultura Egípicia.

    ResponderExcluir
  12. Creio que a mais relevante seja o difusionismo de círculos culturais, pois se enquadra melhor na questão da inclusão digital.

    ResponderExcluir
  13. Ronney, G Ellioth e William J Perry, britânicos, defendiam essa teoria do difusionismo heliocêntrico, onde existia apenas um centro cultural de onde se difundia sua cultura. Os dois estudaram o Egito, resultando na crença que o Egito era o único centro cultural.. agora o porque disso eu não sei ao certo, mas essa idéia já foi derrubada. Pois as pirâmides apareceram no egito e na américa central e foi comprovada que amboss se desenvolveram separadamente.

    ResponderExcluir
  14. bom, deivith, a aplicação desse difusionismo na inclusão digital é obvia, da mesma forma que a cultura tem se espalhado pelo munoo, assim tem sido a inclusão digital, que visa espalhar o acesso as TIC's para toda a sociedade e incluí-los digitalmente..

    ResponderExcluir