sexta-feira, 21 de maio de 2010

Um pouco mais sobre CIBERCIDADES - Comentando o texto de André Lemos...

O conceito de cibercidade remete a uma integração da cidade física com a cidade digitalizada, visando um maior reconhecimento da própria por parte de seus moradores e possíveis turistas. O objetivo é dinamizar o espaço público e integrar as instâncias sociais, reforçando os laços comunitários. Porém, segundo o autor, não é exatamente isso que acontece na atualidade.


Segundo André Lemos: “Não é uma tarefa fácil digitalizar uma cidade e deve-se evitar um modelo substitutivo ou transpositivo. As ciber-cidades devem ampliar e complementar o poder da ação à distância e potencializar a emergência de redes de sociabilidade, ajudando na ocupação de espaços concretos.”.


Na atualidade, não existe uma esfera pública e difusa das “cibercidades”, o que existe é apenas uma espécie de banco de dados, como uma enciclopédia, sem dinamismo e sem realismo, uma vez que há, ainda, entre outras coisas, grande exclusão digital e omissão de fatores negativos.


O objetivo real é a interação comunitária, já que o ciberespaço pode servir como vetor de comunicação livre e democrática, levando à planificação e execução de projetos comuns, proporcionar canais efetivos com os poderes públicos e reaquecer os espaços reais a partir de uma maior participação dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário