sexta-feira, 16 de abril de 2010

TECNICISMO

Na Grande Enciclopédia Larousse Cultural, tecnicismo é: 1. Tecnicidade. – 2. Valorização excessiva dos recursos tecnológicos ou da atuação dos técnicos.

O progresso tecnológico oriundo da primeira metade do século XX difundiu-se por toda parte e instantaneamente, tornando-se quase onipresentes no cotidiano das pessoas, junto a todas as atividades práticas contemporâneas. Isso se associa, entre outras causas, à preocupação desenfreada do capitalismo em encontrar um método técnico mais eficiente em todas as formas práticas de produção. Tudo se planejou a fim de se alcançar a praticidade total.

Esse sistema tecnicista afetará, a partir daí, profundamente, a vida cotidiana, resultando na planetarização da sociedade de consumo do espetáculo: a pós-modernidade. Isso gera combustível para o surgimento da cibercultura.

Entretanto, a supervalorização da técnica, bem como dos recursos tecnológicos, alienada de outras concepções, resulta numa atividade redutora de criatividade e de adaptação às mudanças que o mundo impõe. O trabalho extremamente mecanizado e fixado no instrumento gera um movimento robotizado e alienador, pois, uma vez que aparecem entraves ou, ainda, são mudadas as tecnologias, as pessoas se encontrarão perdidas, já que perderam a capacidade de inovar e criar caminhos e resoluções de problemas, por estarem adaptadas a apenas reproduzir e executar uma função.

8 comentários:

  1. Por ainda vivermos uma época de transição, acho que a supervalorização técnica deve ser pensada e vivida de uma forma mais devagar, de modo que as pessoas entendem as mudanças e tenham condições de participar ativamente destas.

    ResponderExcluir
  2. Comentário acima: Katryne (foi mal, esqueci de assinar)

    ResponderExcluir
  3. Em parte o sistema tecnicista é bom porque a praticidade é uma vantagem pra quem não tem muito tempo pra se dedicar a isso. Não acho que se tornaria uma atividade redutora de criatividade, pois nós não deixamos de evoluir e de criar por causa da velocidade com que a tecnologia está. Estamos é criando caminhos mais rápidos de resolver problemas. xD

    ResponderExcluir
  4. Acho que a tendência não será, o homem perder a capacidade criativa, acho que a tendência, por haver uma competição alta, será a a junção do tecnicismo e a capacidade criativa.

    Resumindo... Terá melhor desempenho e será mais prestigiado o profissional capaz de seguir as atividades mecanicamente com êxito e ao mesmo tempo poder criar coisas novas.

    ResponderExcluir
  5. O tecnicismo é essencial para a imclusão digital, pode não ser o unico fator ou o mais importante, mas é necesserio. As vezes a falhas em projetos que visam a inclusão em só preocupar-se com a questão técnica e isso causa alienação.

    ResponderExcluir
  6. peraí... entao oq ue seria, na prática, um exemplo de tecnicismo?

    ResponderExcluir
  7. Eu entendo que o tecnicismo não pode ser supervalorizado, mas ele é essencial para que haja desenvolvimento. Eu acho também que a supervalorização vai de encontro com a criatividade em certos aspectos.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho o tecnicísmo importante pois quando estamos aprendendo sobre algo é natural termos uma visão mais tecnicísta, só com o tempo a visão crítica vem. Acredito que o tecnicísmo pode ser considerado um estágio, que pode passar rápido ou não.

    ResponderExcluir