quarta-feira, 28 de abril de 2010

Relatório - aula 23.04.10

O conjunto de características psicológicas que compõe uma pessoa é o que determina o que ela vai pensar, agir, etc. Muitas vezes, para ser bem recebido em uma tribo, uma pessoa recorre a uma personalidade que não é exatamente a dela, mas que ela atribui a si como uma ferramenta de adaptação ao grupo ou um mecanismo de defesa para evitar expô-la a alguma situação constrangedora.
Na Internet, como um exemplo bem real, o Orkut não passava de uma diversão, todo mundo olhava a página pessoal do outro sem nenhum problema, até que foi lançado o visualizador de perfil, a partir daí teve o crescimento avassalador de perfis falsos para que não fossem descobertos e, muitas destas pessoas, começaram a viver muito mais o perfil falso do que o seu verdadeiro perfil (na vida real e na vida virtual).
Inúmeras pessoas são extremamente tímidas, e a Internet tem sido uma forma de escape, para que elas vençam essa timidez e se incluam em algum tipo de grupo. Neste caso, a faixa etária que mais é incluída são os adolescentes. Também acontecem casos de pessoas que tem a auto-estima baixa, por qualquer que seja o motivo, e acabam construindo um personagem que satisfazem o seu eu.
Enfim, esse ‘mascaramento’ de personalidades tem seus benefícios e malefícios, fica a critério de cada pessoa usufruir ou não dessa ferramenta de convívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário